quinta-feira, 31 de julho de 2014

A querida do lar





Esse negócio de Rainha do lar não está com nada!
Rainhas não cozinham, não levam filhos na escola, não ajudam na lição de casa e muito menos fazem bolinhos de chuva.
E tenho o dito!
Na verdade, acho que nós mulheres temos que ser tratadas como "As queridas do lar"!
Às vezes, pessoas perguntam-me como consegui educar duas filhas sozinha , qual foi o segredo.
Eu respondo que o segredo foi o amor.
Amor e respeito, claro!
Uma "Querida do lar" deve criar regras a serem cumpridas, segundo seus príncipios e seu bom senso!
Comigo funcionou!
É claro que cometi um monte de erros e bobagens, mas no geral, acho que me saí bem!

Algumas regras:

* A criança parou de usar fraldas, é hora de lavar sua cueca ou calcinha na hora do banho( isto não é castigo, é um tipo de prêmio, promoção);

* Cada um deve lavar seu tênis;

* Tirar o prato da mesa após a refeição;

* Pedir ajuda na lição se for necessário;

* Criar uma "caixa de correio" para as reclamações;

* Nunca mentir;

* TV ou vídeo-game só depois da lição feita;

* Aprender uma língua estrangeira;


Eu também tinha umas regras a serem seguidas por mim mesma:

* Tirar uma noite por semana para ler e desenhar com as crianças;
* Dar livros de histórias em ocasiões especiais ou não;
* Fazer o serviço da casa na parte da manhã;
* Se a cozinha foi varrida até as 2h da tarde, muito que bem, se não foi, agora só no outro dia;
* Levá-las à igreja;
* Assistir desenhos e filminhos com as crianças;
* Brincar de boneca (no meu caso, porque tive só meninas)
* Incentivar o gosto pela música;
* Ser carinhosa e saber ouvir as reclamações;
* Quando disser não, explicar o porquê;
* Manter sempre a palavra;
* Estar atenta às amizades dos filhos.

Pronto!
Só isso!
Nunca fui boa em brigar com as crianças, elas riam e diziam:
- Mãe, você fica tão linda quando está brava!


 Nana Pereira

Nenhum comentário: