segunda-feira, 22 de junho de 2009

Na cozinha com Nadiona!

















É o que sempre digo, cozinha é uma coisa traiçoeira!
A gente entra cheia de boas intenções e sai chamuscada e com a cara no chão.
Há dias andava com vontade de fazer um antepasto de berinjela, queria usar a pimenta que colhi no meu jardim.
Pois bem, comprei a berinjela, colhi as pimentas , usei o melhor azeite da casa ( minha filha vai me matar) e entrei na cozinha toda prosa .

Abri o caderno de receitas:

Berinjela ao alho e pimenta

600g de berinjela
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 pimenta dedo de moça
4 dentes de alho cortados
1 colher de chá de orégano
sal a gosto

Lave bem as berinjelas e corte-as em cubos de 2cm, salgue e coloque em uma peneira para escorrer o excesso de líquido.
Deixe descansar por 30min.
Escorra e passe em água corrente.
Coloque sobre um pano e aperte suavemente para retirar a umidade.
Unte uma assadeira com azeite de oliva e acomode as berinjelas, leve ao forno em temperatura média por 40minutos.
Retire do forno e coloque em uma tigela.
Fatie a pimenta bem fininho. Em uma frigideira aqueça o azeite , adicione o alho e a pimenta . Refogue e adicione o vinagre.
Retire do fogo e despeje sobre as berinjelas assadas .
Misture bem e salpique com orégano e um pouco de sal.
Leve à geladeira e sirva como antepasto.


Como a receita mandava deixar 40min no forno, então fui molhar o jardim enquanto esperava o tempo passar.
Qual não foi minha surpresa quando abri o forno ( estreia do fogão novo que mamys me deu) e avistei cubinhos de carvão no pirex.
Fiquei passada!
Recolhi os pedaços de carvão e atirei-os ao lixo, o coração apertado, a boca salivando.
É! Não se pode ter tudo mesmo.
Sempre digo que eu tinha que ter alguns defeitos, mas queimar comida tinha que ser um deles?

Nana Pereira

Nenhum comentário: