sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Noite feliz


























Todo ano era aquela correria, enfeitávamos a casa, armávamos nossa árvore e fechávamos a porta rumo ao Rio de Janeiro.
Era com tristeza que deixava para trás minha casa tão natalina, mas as crianças mereciam passar o Natal com os primos, tios e avós.
Foi assim por longos doze anos!
Ainda me lembro da primeira vez que comemorei o Natal em casa!
Isso foi há uns quinze anos atrás, éramos só nós três.
Dividi as tarefas e cada uma de nós deu sua contribuição na ceia.
No ano seguinte uma amiga da minha filha caçula juntou-se a nós. De família libanesa não comemorava o Natal.
No ano seguinte, um amigo judeu juntou-se ao grupo; era a primeira figura masculina em nossa festa.
Rodrigo era muito alegre e brincalhão e a partir desta data era presença importantíssima no Natal.
Depois vieram Soraia, que é adventista,Ana Maria que é espírita, Arlete que ficou muito cedo órfã de pai e mãe, as irmãs Lourdes e Marlene,minha vizinha Aracy, os namorados de minhas filhas e meus maridos (cada um na sua época, é claro)
Lembro que um ano , o "artista principal" , o peru ,ficou por conta da minha amiga Soraia.Todos estavam ansiosos porque já era quase meia-noite e ela não chegava.
As sobremesas sempre ficavam por minha conta e eram preparadas com muito esmero e carinho.
Invariavelmente, panelas e assadeiras iam para o lixo após os festejos, nunca fui muito boa com essa coisa de limpar panelas.
Fazíamos nosso "inimigo oculto" e era diversão na certa.
É claro que sempre haviam presentinhos para todos, mas o ponto alto da noite era mesmo a entrega do "inimigo".
Depois vieram as "performances" e tivemos malabaris, danças,música natalina no órgão, saraus e até um trio de rock. Cada um dava sua contribuição segundo seus talentos.
O mais bonito de tudo era que, apesar de sermos de religiões diferentes, todos fazíamos oração antes de comermos.
Eu preparava cartelas com passagens bíblicas sobre o aniversariante da noite, cada um lia a sua , depois todos orávamos o "Pai nosso" e só aí começava a festa.
Acho que minha alegria em festejar o Natal era contagiante, porque depois de alguns anos muitas das pessoas que passavam a noite de Natal conosco, começaram a procurar suas famílias e parentes para juntos comemorarem esta noite que é tão terna e familiar.
Recordo com saudade de cada um desses Natais, vejo as fotos, as fitas que gravamos, o coral que cantou "Noite Feliz" tão desafinada que choramos de tanto rir.
Ainda não consigo entender como algumas pessoas acham a noite de Natal triste, sempre haverá alguém que se juntará a nós nesta noite e "Onde houver duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, por certo ali estarei"

Nana Pereira

6 comentários:

Aninha disse...

lindo, lindo, lindo!!!!!!!!
"onde houver duas ou mais pessoas reunidas em eu nome, ali estarei"
adorei o texto, nunca poderei me esquecer de o quão desafinada você sempre foi e principalmente cantando "noite feliz" kkkk
te amo!

Unknown disse...

Adoraria presenciar um Natal assim.... esqueci de sempre ter amado o Natal, arrumar e decorar a casa, fazer ceia caprichada, colocar os presentes na árvore, ajudar as crianças a fazerem seus pedidos ao Papai Noel ...coisas q sempre fiz com prazer.
Meus filhos cresceram, meu casamento acabou ... e o Natal deixou de ser uma festa q me dê prazer em comemorar... Vc como sempre é uma pessoa muito, mas muito especial ... Vc é o espírito de Natal ... nos mostra o passado, nos faz ver o presente e desejar modificar o futuro.. bjs, te amo

Unknown disse...

Minha amiga linda.
Agradeço a Deus pela sua vida, pelos dons que Ele te deu....
Como é maravilhoso ver o amor e o carinho seu nesta data.
Pode ter certeza que lá de cima o papai do céu mostrou a todos os anjos como deve ser comemorado o nascimento Dele.
Continue querida sempre fazendo o melhor, em todas as áreas e assim estará amontoando brasinhas e coroas pra vc lá no céu. Bjão. Sua sempre amiga.

Claudi Curvelo disse...

Muito Lindo!!!!!adorei sua história ....é muito bom ter o que contar e relembrar mesmo que seja do coral desafinado, do peru que não chegava etc .......
gde bju.............

Unknown disse...

To sem folego até para deixar um simples comentario me faltam palavras... Nana vc é um anjo na forma de humano nao tenho duvida disso e por causa disso meu Natal foi muito melhor esse ano,obrigada amiga.

\0/

Unknown disse...

Para falar do Natal, não existem segredos,basta olhar para dentro de nós mesmos.No Natal, estamos propícios a amar mais, ter mais carinhos, ser mais solidários.Tenho certeza que todos os outros Natais que passaram vc manteve essa alegria e a casa cheia mesmo que de muitas saudades....... bjs