
Todo ano era aquela correria, enfeitávamos a casa, armávamos nossa árvore e fechávamos a porta rumo ao Rio de Janeiro.
Era com tristeza que deixava para trás minha casa tão natalina, mas as crianças mereciam passar o Natal com os primos, tios e avós.
Foi assim por longos doze anos!
Ainda me lembro da primeira vez que comemorei o Natal em casa!
Isso foi há uns quinze anos atrás, éramos só nós três.
Dividi as tarefas e cada uma de nós deu sua contribuição na ceia.
No ano seguinte uma amiga da minha filha caçula juntou-se a nós. De família libanesa não comemorava o Natal.
No ano seguinte, um amigo judeu juntou-se ao grupo; era a primeira figura masculina em nossa festa.
Rodrigo era muito alegre e brincalhão e a partir desta data era presença importantíssima no Natal.
Depois vieram Soraia, que é adventista,Ana Maria que é espírita, Arlete que ficou muito cedo órfã de pai e mãe, as irmãs Lourdes e Marlene,minha vizinha Aracy, os namorados de minhas filhas e meus maridos (cada um na sua época, é claro)
Lembro que um ano , o "artista principal" , o peru ,ficou por conta da minha amiga Soraia.Todos estavam ansiosos porque já era quase meia-noite e ela não chegava.
As sobremesas sempre ficavam por minha conta e eram preparadas com muito esmero e carinho.
Invariavelmente, panelas e assadeiras iam para o lixo após os festejos, nunca fui muito boa com essa coisa de limpar panelas.
Fazíamos nosso "inimigo oculto" e era diversão na certa.
É claro que sempre haviam presentinhos para todos, mas o ponto alto da noite era mesmo a entrega do "inimigo".
Depois vieram as "performances" e tivemos malabaris, danças,música natalina no órgão, saraus e até um trio de rock. Cada um dava sua contribuição segundo seus talentos.
O mais bonito de tudo era que, apesar de sermos de religiões diferentes, todos fazíamos oração antes de comermos.
Eu preparava cartelas com passagens bíblicas sobre o aniversariante da noite, cada um lia a sua , depois todos orávamos o "Pai nosso" e só aí começava a festa.
Acho que minha alegria em festejar o Natal era contagiante, porque depois de alguns anos muitas das pessoas que passavam a noite de Natal conosco, começaram a procurar suas famílias e parentes para juntos comemorarem esta noite que é tão terna e familiar.
Recordo com saudade de cada um desses Natais, vejo as fotos, as fitas que gravamos, o coral que cantou "Noite Feliz" tão desafinada que choramos de tanto rir.
Ainda não consigo entender como algumas pessoas acham a noite de Natal triste, sempre haverá alguém que se juntará a nós nesta noite e "Onde houver duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, por certo ali estarei"
Nana Pereira
6 comentários:
lindo, lindo, lindo!!!!!!!!
"onde houver duas ou mais pessoas reunidas em eu nome, ali estarei"
adorei o texto, nunca poderei me esquecer de o quão desafinada você sempre foi e principalmente cantando "noite feliz" kkkk
te amo!
Adoraria presenciar um Natal assim.... esqueci de sempre ter amado o Natal, arrumar e decorar a casa, fazer ceia caprichada, colocar os presentes na árvore, ajudar as crianças a fazerem seus pedidos ao Papai Noel ...coisas q sempre fiz com prazer.
Meus filhos cresceram, meu casamento acabou ... e o Natal deixou de ser uma festa q me dê prazer em comemorar... Vc como sempre é uma pessoa muito, mas muito especial ... Vc é o espírito de Natal ... nos mostra o passado, nos faz ver o presente e desejar modificar o futuro.. bjs, te amo
Minha amiga linda.
Agradeço a Deus pela sua vida, pelos dons que Ele te deu....
Como é maravilhoso ver o amor e o carinho seu nesta data.
Pode ter certeza que lá de cima o papai do céu mostrou a todos os anjos como deve ser comemorado o nascimento Dele.
Continue querida sempre fazendo o melhor, em todas as áreas e assim estará amontoando brasinhas e coroas pra vc lá no céu. Bjão. Sua sempre amiga.
Muito Lindo!!!!!adorei sua história ....é muito bom ter o que contar e relembrar mesmo que seja do coral desafinado, do peru que não chegava etc .......
gde bju.............
To sem folego até para deixar um simples comentario me faltam palavras... Nana vc é um anjo na forma de humano nao tenho duvida disso e por causa disso meu Natal foi muito melhor esse ano,obrigada amiga.
\0/
Para falar do Natal, não existem segredos,basta olhar para dentro de nós mesmos.No Natal, estamos propícios a amar mais, ter mais carinhos, ser mais solidários.Tenho certeza que todos os outros Natais que passaram vc manteve essa alegria e a casa cheia mesmo que de muitas saudades....... bjs
Postar um comentário