terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Simpatias de ano novo


























Para se ter sorte no ano-novo, vale tudo!
Para ter um ano doce, comer um merengue ou suspiro, logo após à meia-noite, o duro é a quantidade de calorias ingeridas, que depois nenhuma simpatia dará jeito.
Segundo a tradição, devemos comer lentilha ou, na falta desta, feijão. Acredita-se os grãos que aumentam de volume durante o cozimento trazem fortuna. Neste caso , nós brasileiros, fãs de feijão, seríamos abastadíssimos!
Segundo as crenças populares, aves não devem ser preparadas na ceia de ano novo, porque ciscam para trás e possuem asas. Sendo assim, fariam a felicidade voar embora. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente. Peixes como atum, bacalhau e salmão, considerados peixes "destemidos", também são recomendados.
Quanta tirania gastronômica!
Eu prefiro comer aquilo que tenho vontade, independente de voar ou nadar, ou mesmo boiar.
E ainda temos aquelas simpatias em que usamos as cores como amuletos da sorte.
Comer uvas na virada do ano garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, devemos guardar as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.
Se comer uvas, quero saboreá-las sem preocupar-me em guardar as sementes.
Ainda tem aquelas sobre os cuidados com a casa!
A casa deverá ser limpa, varrendo-a de trás para frente, e o lixo deve ser deixado fora. As vassouras devem ser queimadas e as cinzas enterradas.
Minha nossa!
Não seria melhor enterrar as vassouras sem precisar queimá-las?
Fico pensando se alguém faz todas essas simpatias!
Lembro que na infância, minha mãe gostava de passar o Reveillon na praia. Para mim era uma verdadeira tortura!
A areia da praia ficava lotada de flores, velas , garrafas, cacos de vidro.
O sono tomava conta de mim e minha vontade era a de sair correndo daquele festival de bobagens.
Hoje em dia o grande barato é ver a queima de fogos!
E todo ano é a mesma coisa, milhões de pessoas olhando os fogos coloridos no céu por quinze minutos. Um monte de gente com garrafas e taças nas mãos, mais bêbadas do que o de costume, brindam a chegada do novo ano com o cérebro atordoado pelo álcool.
Gosto de estar bem sóbria na virada do ano para fazer novos planos, ter novos sonhos e acima de tudo comemorar o fato de ter vivido mais um ano.
Comerei cerejas e lichias alheia às tradições.
À meia-noite quero namorar as estrelas, gargalhar de felicidade, chorar de emoção, abraçar e beijar sem pressa quem estiver ao meu lado, sentir as batidas de nossos corações , sorrir e depois adormecer com esperança de acordar no dia seguinte para contemplar o céu mais uma vez.
Não farei promessas, apenas viverei um dia de cada vez!

Nana Pereira

Nenhum comentário: