sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dies sollemnis natalis

























O mês que antecede o aniversário de alguém é o período conhecido popularmente como "Inferno Astral" . Nesta época, muitas pessoas acreditam viver momentos torturantes de angústia, depressão ou até mesmo azar, atribuindo as turbulências a alguma configuração astrológica misteriosa e malvada.
Existem algumas explicações para entender estes trinta dias temidos antes da inauguração de uma nova idade. O aniversário nada mais é do que uma nova etapa para a sua vida.
Claro que você sempre pode dizer algo como "ahhhh, por isso que eu sempre fico deprimido durante o inferno astral" ,como se houvesse ,uma espécie de conspiração em andamento. mas isso em geral tem a ver com algo chamado ficar velho.
Desde a Antiguidade, os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como "dies sollemnis natalis". Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.
Rubem alves diz que a celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Penso que deve ser um momento para refletir, fazer um balanço, aparar arestas, corrigir erros e tocar o barco, sem medo do que pode vir pela frente.
Encaro como um momento especial de renovação para minha alma e meu espírito, capacidade de florescer a cada nova estação , de recomeçar a cada ano.
Viver é isso, nascer, acordar todos os dias até que um dia ... não mais acordar.
Os anos passam, apagamos mais velas, mas os bolos ficam mais saborosos e melhores os amigos.
A cada ano sinto que aprendi mais coisas sobre o que significa verdadeiramente viver, acrescento mais sonhos à minha lista, mas tenho que confessar que às vezes, por frações de segundos, sinto medo de não conseguir realizá-los todos.
É certo que não sabemos por quanto tempo ainda permaneceremos por aqui, e é esta dúvida que nos impulsiona, que nos faz ter ganas de viver , viver feliz e aproveitar cada momento que nos é concedido.
Gosto desses dias que antecedem o meu aniversário, dessa expectativa de festa, mesmo que não haja uma sendo programada.
Gosto imensamente de acordar no "meu dia" e esperar pelo presente mais precioso que podemos ganhar que é alguém lembrar do dia do nosso aniversário e quem sabe receber um bolo no formato de uma estrela.

Nana Pereira

Nenhum comentário: